Iluminação indireta e suas vantagens

Aqueles que visitaram a Casa Cor deste ano, com certeza se depararam com uma grande quantidade de ambientes que possuíam iluminações indiretas. Mas por que esse estilo está cada vez mais em ascensão?

A iluminação indireta pode ser usada para enfatizar móveis ou pontos em uma sala, fazendo com que o espaço de vida pareça moderno e sofisticado, além de abrir portas para a criatividade, para ser utilizada de diversas maneiras.

Artboard 2
Foto: Blink Reformei

Além de criar um grande aconchego no ambiente, é capaz de ser utilizada de forma estratégica em pontos específicos, como na cozinha, aumentando a iluminação no momento de cortes.

É importante manter em mente que, a iluminação indireta não substitui a direta, ela deve ser vista como um complemento.

Mas como utilizá-la?

A melhor maneira de criar iluminação indireta para uma sala é usar luminárias especiais de teto e parede que usam abajures para direcionar a luz para uma parede ou teto, criando assim luz indireta. As lanternas de teto, por exemplo, podem ser encontradas na maioria das lojas de móveis.

Se você quiser criar iluminação indireta usando luzes escondidas em nichos, você vai precisar de alguma habilidade e mais alguns materiais. Basicamente, você precisa de uma fonte de luz e uma luminária que direcione a luz em uma determinada direção. 

Luminárias adequadas são:

  • Lâmpadas LED,
  • tiras de LED
  • Luzes de fadas.

Após determinar as dimensões, monte as fontes de luz de tal forma que elas sejam tão discretas quanto possível, mas de forma que haja luz o suficiente para escapar.

Foto: Blink Reformei
Artboard 4
Foto: Blink Reformei

Nós recomendamos a fixação de tiras de LED em objetos existentes ou a fixação de nichos especiais de plástico. É aconselhável esconder os cabos de energia e outras conexões de forma discreta.