O jardim vertical não é apenas um projeto charmoso na hora de decorar o ambiente. Ele também auxilia no conforto térmico, melhoria acústica, entre outros benefícios.
De qualquer maneira, colocar suas plantas na parede demanda cuidados que começam por observar a superfície onde deseja fazer a instalação. Isso porque é preciso que ela suporte bem o peso do jardim e que não tenha riscos de infiltração.
Em seguida, é possível optar pelo estilo da sua decoração – externo ou interno, em vasos ou diretamente na terra, tipos de plantas que pretende usar (lembre-se de que a quantidade de sol que bate no local e o tamanho das raízes interferem nessa escolha). Tudo isso pode ser bem alinhado com a seleção de cores e texturas que vão dar aquele toque final ao projeto.
Além de impactar o preço, todas essas decisões definem o tipo de irrigação necessária para manter o espaço sempre bonito. Outros pontos de atenção são o tamanho que esse jardim deverá ocupar, para ornar com o ambiente sem atrapalhar o espaço; o tipo de material que fará a sustentação; estilos de vasos e como eles serão fixados na base.
Outras vantagens do jardim vertical são:
- Deixar a decoração mais colorida e com vivacidade,
- Utilizar o jardim como uma hortinha funcional de temperos e ervas para serem aproveitados na cozinha,
- Melhorar a qualidade do ar dentro de casa.
Como fazer a manutenção do jardim vertical?
O sucesso da decoração com jardins verticais vai além das escolhas de flores e base de sustentação. Manter as plantas sempre bonitas demanda cuidado e carinho. Podar sempre e tirar as folhas secas, por exemplo, estimula o crescimento delas.
Além disso, mantenha-se atento se a irrigação é suficiente ou se está excessiva, porque tanto faltar como sobrar água pode prejudicar seus vasinhos.
Considerando ainda que o jardim vertical não tem o mesmo espaço que um jardim comum para que as raízes se aprofundem e tirem os substratos necessários da terra, é preciso selecionar o melhor alimento para suas mudas. Uma sugestão é utilizar a argila expandida como material drenante que auxilia as plantas a tirarem o que precisam – isso tudo acrescido de um bom adubo.