Fazer uma obra requer vários investimentos financeiros, então será que o projeto é tão importante assim para reformar?
Em primeiro lugar, antes de se jogar na maratona de escolhas de cores e texturas, é fundamental entender o valor real de um projeto arquitetônico.
Muitos pensam que é apenas um desenho, mas, na verdade, é muito mais. Um projeto é a chave que transforma suas ideias em realidade.
Por exemplo, estas são algumas das etapas do projeto criativo:
- Briefing e análise de necessidades
- Moodboard e referências visuais
- Psicologia no design de interiores
- Planejamento do espaço
- Desenvolvimento de croquis e imagens 3D
- Detalhamento técnico
- Orçamento e controle de custos
Depois dessas etapas, será que o projeto é tão importante na hora de reformar?
Certamente, ele é o mapa que guia toda a reforma, garantindo que cada detalhe esteja perfeito para você.
Sem ele, você pode enfrentar desafios que vão desde problemas de segurança até frustrações e gastos inesperados.
Um projeto bem feito começa com uma visão clara do que você realmente deseja. Ou seja, sem ele, o resultado pode não corresponder às suas expectativas. Além disso, nem sempre você saberá o que realmente quer ou precisa, por exemplo.
Em seguida, é preciso entender o planejamento do espaço para saber o que cabe e o que não cabe. Além de bonito, o projeto precisa ser funcional.
Por fim, ele precisa estar dentro das normas e leis regulamentadas, além de caber no seu bolso, claro.
Para tudo isso funcionar, é preciso de muito detalhamento técnico, visualizar o resultado com croquis e renders 3D e uma boa estratégia de administração de recursos, por exemplo.
Então, se você ainda está se perguntando “será que o projeto é tão importante assim na hora de reformar?”, a resposta é: SIM!
Um exemplo de detalhe de projeto: iluminação
Vamos falar sobre iluminação, um ótimo exemplo de como um projeto arquitetônico vai além do básico.
A iluminação não é só sobre colocar lâmpadas; é sobre criar a atmosfera perfeita e garantir que o espaço funcione da melhor maneira.
Para o projeto luminotécnico, é preciso pensar em:
- Ambiente e atmosfera: Um projeto bem planejado pode criar um ambiente acolhedor ou energizante, conforme sua preferência.
- Funcionalidade e praticidade: Uma boa iluminação ajuda nas tarefas do dia a dia. Ele precisa considerar onde a luz é necessária, como em áreas de leitura ou na cozinha, para garantir que o espaço seja funcional.
- Valor estético: A escolha das luminárias e a posição da luz afetam diretamente o visual do seu apartamento.
- Eficiência energética: Por fim, a eficiência energética também entra na conta, ajudando a economizar energia e a ser uma escolha sustentável.
Agora, se para pensar na iluminação é preciso analisar todos esses aspectos, imagine o apartamento completo? Será que o projeto é realmente tão importante assim na hora de reformar?
Inclusive, se quiser entender mais sobre como a iluminação te afeta ou erros na hora de projetá-la, confira estes conteúdos!
Um escritório de arquitetura funciona?
Optar por um escritório de arquitetura tradicional pode parecer uma boa ideia à primeira vista, mas na prática, essa decisão pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Os prazos costumam ser longos e imprevisíveis. Os processos são burocráticos e muitas vezes atrasam a obra por falhas de comunicação.
Sem contar quando o projeto fica mais caro do que o esperado e você tem 3 opções: engavetá-lo, perder dinheiro fazendo outro projeto ou se endividar para complementar o orçamento restante.
No fim das contas, você pode acabar pagando caro por um projeto que não atende às suas expectativas, perde tempo precioso e ainda fica refém de um processo cheio de obstáculos.
A solução ideal é o Método Unique
Por fim, a boa notícia depois de tudo isso: existe um método de reforma no mercado que resolve todos os problemas acima: cuida do projeto com especialistas, e faz o projeto e a obra no mesmo lugar.
Ele se chama Método Unique, criado por nós, Blink Reformei, que une os 3 pilares essenciais do projeto (beleza, funcionalidade e orçamento), cuida de todas as etapas da reforma e te entrega o apartamento completo em até 85 dias úteis (dependendo do escopo).
Em resumo:
-
- O projeto é a primeira etapa essencial de uma reforma, e o dinheiro investido nela é realmente um investimento, não um gasto.
- Todos os detalhes do projeto precisam ser pensados dentro de seus principais pilares: estética, funcionalidade e orçamento.
- Cada etapa é minuciosamente planejada e precisa ser feita por um especialista.
- Contratar o Método Unique é mais vantajoso do que projetar em um escritório de arquitetura.