Embora seja tentador buscar uma resposta direta em números, a verdade é que o valor depende de diversos fatores.
Mais do que o tamanho, o que define o custo de uma reforma é a complexidade do projeto, os materiais escolhidos e a forma como o processo é conduzido.
Por isso, se você quiser entender realmente o valor financeiro dessa transformação, clique aqui e obtenha uma estimativa assertiva no nosso simulador.
Mas, recomendamos que leia o artigo até o final antes de sair orçando por aí, pois existem diversos fatores que podem aumentar ou diminuir esse preço.
Sumário
O que considerar em uma reforma de 100m²
Em um apartamento de 100m², o número de ambientes exige um planejamento extremamente cuidadoso.
Cada cômodo possui suas necessidades — a cozinha precisa de pontos de água e gás, os banheiros demandam impermeabilização, enquanto salas e quartos pedem soluções de iluminação e marcenaria, mas, a área é um assunto delicado aqui.
Quanto maior a área, maior o volume de materiais, de mão de obra e de etapas de acompanhamento. Isso não significa apenas mais investimento, mas também mais detalhes para coordenar, desde a aprovação de projetos no condomínio até a compra e entrega de insumos.
Em qualquer reforma, recomendamos a centralização dos processos, mas, neste caso, centralizar a gestão é ainda mais crucial – caso contrário, as chances de acontecer atrasos e desperdícios é maior ainda.
A diferença entre uma reforma pequena e uma de 100m²
Muitas pessoas acreditam que a diferença está apenas no tamanho do imóvel, mas não é bem assim. Reformar um estúdio ou apartamento de 40m² envolve menos ambientes, menos instalações e menos decisões. Já um apartamento de 100m² multiplica a quantidade de escolhas, fornecedores e riscos de erros.
Além disso, a complexidade aumenta: integração de espaços, personalização de marcenaria, distribuição de pontos elétricos e hidráulicos mais extensa, e até a logística de obra dentro do prédio. Tudo isso exige mais tempo de planejamento e execução.
Portanto, não se trata apenas de “escala”, mas de complexidade e nível de detalhamento.
Como ter uma estimativa realista do valor
Fazer estimativas sozinho é arriscado, já que cada detalhe influencia no resultado final. O tipo de revestimento, a escolha de móveis planejados, a necessidade de mudanças estruturais e até mesmo o design desejado impactam o custo.
Na Blink Reformei, criamos um simulador para ajudar você a ter uma visão inicial do investimento necessário.
De forma simples e rápida, você consegue uma estimativa personalizada do valor total da sua reforma de 100m², levando em conta os pontos que realmente fazem diferença.
Clique no botão abaixo e faça sua simulação gratuitamente!
